Topo

Denise Tremura

O Orkut, quem diria, ficou preso no Tinder

Denise Tremura

16/08/2019 17h15

Plot twist é um novo termo da comunicação moderna criado e propagado pelos jovens na web e significa reviravolta inesperada, mudança drástica de rumo para um desfecho completamente aleatório em séries, filmes, livros, novelas e vida real.

Quem acessou o Twitter na última quinta-feira se deparou com o nome "Orkut" entre os assuntos mais comentados do momento. O motivo é no mínimo inusitado: o criador da primeira rede social, um turco visionário chamado Orkut Buyukkokten, em visita ao Brasil (cidade de Porto Alegre) foi usar o Tinder e teve seu perfil bloqueado. As pessoas vendo o cara ali flertando julgaram tratar-se de um fake, denunciaram ao aplicativo de encontros e o rapaz teve seu perfil suspenso por causa das denúncias.

Para quem não sabe, o Orkut é o primogênito das redes sociais, foi o primeiro site do mundo a oferecer a oportunidade de encontrar e agrupar amigos. Sem timeline ainda, a gente entrava no perfil das pessoas para ver o que estava acontecendo, curtia fotos e deixava mensagens fofas, nada muito diferente de hoje. Por algum motivo inexplicável, o Orkut fez muito sucesso na Índia (terra do seu criador) e Brasil. No Orkut a gente votava para classificar os amigos como sexy, legal e confiável e as notas ficavam expostas no nosso perfil. Parece estranho, mas era legal. Tinha também as comunidades malucas como "Eu odeio acordar cedo" e "Não fui eu, foi meu Eu lírico". Mas certamente o maior feito do Orkut foi ter inspirado o Facebook e todas as outras redes sociais que vieram depois, inclusive o aplicativo de encontros Tinder, terceira geração das redes em que todo mundo entra ali com o propósito de se pegar.

Orkut ficou chateado por ter sido bloqueado, alegou usar o Tinder para fazer amizades (é o que todos dizemos) e foi ao Twitter reclamar do block, pedindo a ajuda dos internautas para ter o seu perfil de volta, pois estava no meio de conversas interessantes.

Logo ele, o criador disso tudo, o cara que deu início ao universo dos likes e famosinhos, o inventor do Orkut pai de todos. Logo ele, o cara, não pode usar um aplicativo de paquera porque ele é tão foda que ninguém acredita que ele é ele mesmo e faz denúncia. Logo ele teve que recorrer a uma terceira rede social pra ter sua barra limpa de novo na comunidade virtual. Inusitado, inesperado, aleatório. Isso sim podemos chamar de verdadeiro plot twist no universo das redes sociais.

Sobre a Autora

Denise Tremura estudou Letras, é escritora, blogueira, leitora, twitteira, youtuber, palpiteira, web influencer engajada nas redes sociais e sempre atenta ao que vira tendência.

Sobre o Blog

O que acontece nas redes sociais, principalmente no Twitter. Um bate-papo sobre tecnologia, linguagem, algoritmo, engajamento, conteúdo, memes e tudo o mais que vai parar nos trending topics.