Topo

Denise Tremura

Amazônia: nunca antes na história do Twitter o tema foi tão discutido

Denise Tremura

23/08/2019 16h03

Vivemos um momento muito triste na história do nosso país:, a floresta amazônica, nosso maior patrimônio, está sendo consumida pelo fogo e as autoridades parecem não se importar muito. As imagens de bichos queimados, desidratados e até carbonizados, ou mesmo fugindo das chamas, criaram um impacto tão grande que a hashtag #PrayForAmazonia foi o assunto mais comentado no Twitter do Brasil e do mundo, chamando a atenção de autoridades, ativistas, celebridades e grande parte da imprensa mundial.

Países europeus afirmaram que iriam discutir o problema no G7 – sem o Brasil -, o que gerou debate. Afinal, temos autonomia sobre a Amazônia mesmo quando não cuidamos direito dela? Infelizmente, vivemos em um país polarizado pela política e a floresta entrou no meio dessa briga. Nunca antes na história dessa rede social o tema meio-ambiente foi tão discutido no âmbito político. De jogadores de futebol a estrelas da música pop, celebridades do mundo todo se manifestaram em relação à nossa floresta, da qual temos cuidado tão mal.

Há os que defendem que desmatamento traz progresso, mas eu sou do time que discorda. O valor da floresta, seu ecossistema, flora e fauna tem valor incalculável hoje e cada vez mais. Você pode até ser um ecocético que acredita que os 20% de oxigênio produzidos pela floresta não vão fazer falta, mas lá é a casa da onça-pintada, do boto, dos índios e das milhões de espécies de plantas e insetos que nela que ali habitam, e essa vida selvagem não se transfere pra lugar nenhum.

O estopim para que o incêndio na floresta virasse trending topic mundial foi o dia virando noite em São Paulo. Uma discussão que começou no Twitter BR e se alastrou pelo mundo, em sua maioria chocado com a nossa situação ambiental, o céu escurecendo no meio da tarde. O evento chamou a atenção para o incêndio e chegou a reunir presidentes de países para discutir o futuro da floresta, que, afinal, faz parte da saúde do planeta e interessa a toda a humanidade.

Para quem não acredita no poder do Twitter, esse é só mais um exemplo da influência das redes sociais nos rumos que tomam o mundo e como afeta diretamente a nossa vida. A floresta intocada é de todos nós e tem um valor muito maior que qualquer plantação de soja ou extração de minério. E para os que levam o cuidado com a floresta para o campo da política, que fique bem claro: proteger o meio-ambiente não é questão de viés ideológico, de direita ou esquerda; é questão de sobrevivência da humanidade.

Sobre a Autora

Denise Tremura estudou Letras, é escritora, blogueira, leitora, twitteira, youtuber, palpiteira, web influencer engajada nas redes sociais e sempre atenta ao que vira tendência.

Sobre o Blog

O que acontece nas redes sociais, principalmente no Twitter. Um bate-papo sobre tecnologia, linguagem, algoritmo, engajamento, conteúdo, memes e tudo o mais que vai parar nos trending topics.