A sala de TV deixou de ficar na casa da avó e renasceu no ambiente digital
É uma tradição de família sentar na sala pra ver e comentar programas de TV. Claro que nem todas as famílias são iguais e nem mantém os mesmos hábitos, mas faz parte da memória afetiva da maioria de nós correr pra sala pra ver os programas "nem sempre bons" do domingo à tarde ou ver todo mundo um filme família depois da novela, antes de dormir. A TV na sala é uma remota rede social e agora, mais do que nunca, voltou a ser frequentada em proporções gigantescas no ambiente digital, onde todos comentam, opinam, criticam, dão e recebem spoilers pela tela do celular.
Um dos exemplos mais recentes no Brasil é, o Master Chef BR, cuja final causou verdadeira catarse entre os comentaristas da web. A direção do programa, sabiamente, coloca na tela alguns tuítes e mostra a quantidade de posts sobre o assunto, incentivando as menções à hashtag, criando um mecanismo muito sábio de marketing: o programa divulga o Twitter e o Twitter divulga o programa. Eu mesma passei a acompanhar algumas temporadas por curiosidade sobre o reality de cozinha que dominava os assuntos do momento e conheço pessoas que criaram uma conta no Twitter apenas para comentar o programa.
Acredito que essa interação é o começo do futuro da TV. Usuários querem cada vez mais fazer da rede social sua grande sala de TV com os amigos, saber o que os outros estão pensando e expressar suas opiniões. Afinal, saber que outras pessoas não só viram como amaram/odiaram o final da mesma série ou reality show que você acompanha nos faz sentir acolhidos e pertencentes a uma comunidade. Igual à sala de TV na casa da vó.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.