Topo

Denise Tremura

Ela luta pelo próprio povo, diz jovem comparada a deusa do filme Moana

Denise Tremura

10/03/2020 04h00

Um tuíte com uma foto e um comentário sobre a semelhança de Jacy July com a deusa Te Fiti, do filme Moana, viralizou no Twitter.

Os internautas se encantaram com a semelhança da jovem e a personagem da animação da Disney.

Pediram cosplay…

…e escalaram para o filme live action.

A autora do tuíte fez com que ficassem ainda mais parecidas.

Jacy July é youtuber e criadora de conteúdo nas redes sociais. A autora do post não imaginava que a foto com a comparação pudesse engajar tanto, mas a brincadeira com a personagem Te Fiti tomou grandes proporções.

Ela cria conteúdo para a internet desde 2014 e seu canal no Youtube tem mais de 300 mil inscritos.

"Dialogo sobre minha experiência em ser uma mulher negra com cabelos crespos. Ensino truques de penteados para crespos e crespas e tenho altos papos sobre diversas questões que permeiam a nossa experiência", disse ao blog.

Um exemplo do seu trabalho é o vídeo "Quem te ensinou a se odiar":

Para Jacy July, a autoestima está ligada à forma como cada pessoa se relaciona com o mundo e consigo mesma, com seus sonhos, seus objetivos e sentimentos. Ela aborda bastante o tema nos seus perfis de redes sociais; além do Twitter, está no Instagram e no Facebook.

Arquivo pessoal

Trabalhar com um assunto tão ligado à nossa humanidade é uma grande responsabilidade. Enquanto mulher, entendo o impacto da pressão estética, intelectual, relações de trabalho e diversas outras questões que atingem todas as mulheres e que vão muito além da autoestima, que estão no campo da injustiça social. Enquanto mulher negra, esse peso vem acompanhado do racismo em todas as suas esferas

Arquivo pessoal

Fico feliz em ter espaço, ter a minha voz sendo ouvida nas redes e contribuir de forma positiva na vida de tantas outras meninas e mulheres negras como eu

Arquivo pessoal

Para Jacy, a Moana é superimportante porque ela vem de uma linhagem de princesas independentes, corajosas e heroínas.

Fiquei feliz pois a história dela não é desenvolvida em cima de romance ou amor romântico: ela luta pela família, luta pelo próprio povo

Arquivo pessoal

Aos 30 anos, Jacy July mora no Rio de Janeiro e tem uma equipe de redes sociais, mas as criações partem dela. Seu noivo, Lucas Torres, também a ajuda e nas comunidades virtuais dele está sempre promovendo debates com viés antirracista. Além de criadora de conteúdo, Jacy é empresária e estuda biblioteconomia.

Sobre a Autora

Denise Tremura estudou Letras, é escritora, blogueira, leitora, twitteira, youtuber, palpiteira, web influencer engajada nas redes sociais e sempre atenta ao que vira tendência.

Sobre o Blog

O que acontece nas redes sociais, principalmente no Twitter. Um bate-papo sobre tecnologia, linguagem, algoritmo, engajamento, conteúdo, memes e tudo o mais que vai parar nos trending topics.