Topo

Denise Tremura

Áudio no Twitter é chatice, boa notícia ou novo "gemidão"? Veja argumentos

Denise Tremura

18/06/2020 12h21

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Um novo recurso anunciado na quarta-feira (17) pelo Twitter, e já em fase de testes, dividiu a timeline: a publicação de arquivos de áudio nas postagens. Disponível apenas para alguns usuários por enquanto, os áudios já estão causando discussão.

Segundo a plataforma, os "tuítes de voz" capturam até 140 segundos de áudio (lembram do antigo limite de 140 caracteres?). Se o usuário quiser falar mais, automaticamente tuítes novos de áudio são criados, como numa thread. Para quem dar play, pode-se ouvir o áudio enquanto faz outras coisas no telefone.

Por enquanto só um grupo limitado de usuários com iPhone receberam o recurso de criar os áudios –mas todos os tuiteiros poderão ouvir. Nas próximas semanas, mais gente com iOS deve ter acesso à ferramenta. Não há uma previsão para chegar ao Android e nos navegadores.

Na timeline, as maiores críticas vieram de quem já não gostava de áudios no WhatsApp, ou que o Twitter poderia priorizar outras coisas. Os favoráveis falam que a vinda de mais uma mídia traz novas possibilidades e brincadeiras.

Do contra

Enquanto alguns realmente dispensam o recurso por já odiá-lo no WhatsApp…

…outros estão preocupados em sobre como isso vai funcionar.

Há os que se sentem excluídos por não possuírem a função ainda:

E os que gostariam que o Twitter tivesse outras prioridades, como edição de postagens ou de salvar vídeos.

Alguns acreditam que a função seria mais útil no privado.

A favor

Os fãs de artistas comemoram a novidade. Afinal, é uma ferramenta a mais pra estar em contato com os ídolos.

Lembraram das pegadinhas que a gente já conhece no WhatsApp, como o famigerado gemidão.

Há ainda os que ainda não estão no "clube do áudio", mas já querem muito.

Até a questão da acessibilidade foi citada, como nos tuítes abaixo.

Indecisos

Outros não sabem se querem ou não.

O fato é que os áudios são um recurso a mais para a interação entre os usuários, mas nós gostamos de reclamar quando tem mudanças até que possamos nos acostumar a elas.

E você? É a favor ou contra os áudios na timeline do Twitter?

Sobre a Autora

Denise Tremura estudou Letras, é escritora, blogueira, leitora, twitteira, youtuber, palpiteira, web influencer engajada nas redes sociais e sempre atenta ao que vira tendência.

Sobre o Blog

O que acontece nas redes sociais, principalmente no Twitter. Um bate-papo sobre tecnologia, linguagem, algoritmo, engajamento, conteúdo, memes e tudo o mais que vai parar nos trending topics.