Topo
Um Passarinho Me Contou

Um Passarinho Me Contou

Conheça #inktober, a hashtag que estimula habilidades de desenho no Twitter

Denise Tremura

08/10/2019 04h00

Da série coisas que só acontecem no Twitter. Se você navega pela rede social já deve ter se deparado com a hashtag #inktober e algumas variantes #inktober2019 ou #inktoberday1.

Trata-se de um desafio criado em 2009 pelo desenhista e animador norte-americano Jake Parker (também conhecido como Agente 44) que consiste em fazer um desenho por dia e postar no Twitter usando a tag. Para cada dia do mês, há um tema sugerido. Eis a lista em inglês do perfil oficial do #inktober

O primeiro dia foi RING, anel em português. Os tuiteiros puderam expressar seu talento e criatividade

Como é um tema diferente por dia, os usuários podem participar várias vezes com desenhos diferentes. As tags relacionadas estão repletas de desenhos de todos os tipos e referências artísticas, o que tem nos proporcionado belas surpresas na timeline.
Houve alguns que usaram a tag para protestos políticos.

Outros, para retratar o cotidiano:

A maioria aproveita o evento para exibir seus talentos para o desenho.

Alguns dos desenhos são traços simples…

…outros, mais elaborados.

Alguns temas são inusitados, como o #oktoberday6 cujo tema é "husky", que em português significa "rouco".

Mas "husky" também remete ao doguinho da raça Husky Siberiano.

O criador do evento declarou que o objetivo é incentivar as pessoas a postarem seus desenhos. Tem dado certo! O #inktober já virou tradição no Twitter e uma forma de dar visibilidade para as criações artísticas dos tuiteiros. É a rede social interagindo com a vida real, incentivando as pessoas a desenvolverem seus talentos. Enjoy! #inktober

Sobre a Autora

Denise Tremura estudou Letras, é escritora, blogueira, leitora, twitteira, youtuber, palpiteira, web influencer engajada nas redes sociais e sempre atenta ao que vira tendência.

Sobre o Blog

O que acontece nas redes sociais, principalmente no Twitter. Um bate-papo sobre tecnologia, linguagem, algoritmo, engajamento, conteúdo, memes e tudo o mais que vai parar nos trending topics.

Mais Um Passarinho Me Contou