PUBLICIDADE
Topo

Twitter manda recado de diversidade ao celebrar nova Miss Universo

Denise Tremura

09/12/2019 11h29

Elijah Nouvelage / Reuters

O concurso Miss Universo 2019 movimentou o Twitter na madrugada de domingo (8) para segunda-feira. Realizado em Atlanta, nos Estados Unidos, foi transmitido para o mundo e os internautas acompanharam atentamente daqui do Brasil. Ao final, a Miss Universo 2019, a sul-africana Zozibini Tunzi, roubou o coração dos brasileiros.

Havia torcida pela candidata brasileira, Julia Horta, claro.

E também algumas críticas ao seu figurino de traje local característico.

A nossa representante não ficou entre as TOP 10 misses.

A miss África do Sul, Zozibini Tunzi, foi eleita a mulher mais bonita do mundo em uma coroação emocionante.

Zozibini, além de linda, é empoderada, conscientizada e reconhece o valor de uma mulher negra vencer o mais famoso concurso de beleza do mundo.

O Twitter comemorou a vitória da sul-africana.

E sua beleza foi amplamente exaltada.

Os tuiteiros também exaltaram  o significado de uma mulher negra representar a beleza feminina.

Concursos de beleza podem ter valores questionáveis nos tempos atuais por representar a objetificação do corpo feminino, mas uma negra disputar a coroa com uma loira padrão eurocêntrico e vencer é de extrema importância para a representatividade e a luta mundial contra o racismo.

Se as meninas negras podem se ver em Zozibini e se identificar com sua beleza, então o concurso de miss está cumprindo seu papel social, contribuindo para elevar a autoestima dessas garotas. Assim, elas terão mais forças para lutar por uma sociedade mais justa e igualitária para todos, independente da raça.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Sobre a Autora

Denise Tremura estudou Letras, é escritora, blogueira, leitora, twitteira, youtuber, palpiteira, web influencer engajada nas redes sociais e sempre atenta ao que vira tendência.

Sobre o Blog

O que acontece nas redes sociais, principalmente no Twitter. Um bate-papo sobre tecnologia, linguagem, algoritmo, engajamento, conteúdo, memes e tudo o mais que vai parar nos trending topics.

Um Passarinho Me Contou